Deus evoluiu ao longo do tempo?
Texto bíblico básico: 2 Sm 6:3-7
Entenda que havia uma forma correta de transportar a Arca
“E fundiu-lhe quatro argolas de ouro nos seus quatro cantos; num lado duas, e no outro lado duas argolas; E fez varais de madeira de acácia, e os cobriu de ouro; E pôs os varais pelas argolas aos lados da arca, para se levar a arca” (Ex 37:3-5).
“No mesmo tempo o SENHOR separou a tribo de Levi, para levar a arca da aliança do SENHOR, para estar diante do SENHOR, para o servir, e para abençoar em seu nome até ao dia de hoje” (Dt 10:8).
Penas capitais
Homossexualismo, filhos rebeldes, feitiçaria, blasfêmia, adultério… ao todo, doze tipos de pecados. Alguns desses delitos continuam sendo crime: assassinato, roubo, algumas formas de prática sexual. Mas, hoje, ninguém morre por causa desses atos. Feitiçaria é livremente praticada no mundo ocidental.
Novo Testamento
“Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim revogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido. Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus. Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus” (Mt 5:17-20).
Amar os inimigos
“Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos” (Mt 5.43-45).
Conceitos equivocados sobre a Bíblia e sobre Deus
a) A Bíblia não é a revelação de Deus, mas o que o homem descobre sobre Deus;
b) A Bíblia revela dois deuses diferentes, um deus criado pelo homem, segundo suas próprias ideias e que evolui, à medida em que o próprio homem evolui.
Eis a verdade: Deus não muda
Não pode ficar mais sábio pois já sabe todas as coisas, não pode ficar mais mais forte pois já tem todo o poder, não pode melhorar pois já é perfeito e, sendo perfeito, não pode ficar pior.
“Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, mesmo de eternidade a eternidade, tu és Deus” (Sl 90:2).
“Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação” (Tg 1:17).
O que mudou foi o modo de tratamento
Tratamento dado a um bebê: “Cabou!…”
Tratamento dado a uma criança: “Papai não pode comprar!”
Tratamento dado a um adulto: “Analisando a situação financeira da família, as despesas e receitas e considerando os prós e contras…”
Deus não mudou o Seu julgamento
Uma criança pequena pode receber uma repreensão leve por ter roubado algo; um adolescente pode receber um castigo ou uma severa repreensão; um adulto pode ter que cumprir pena de prisão pelo mesmo motivo. O crime continua sendo o mesmo para os conceitos do pai, mas a atitude tomada pode ser diferente de acordo com a maturidade do filho.
Davi pecou, se arrependeu e Deus o perdoou; a prostituta Raab se tornou ancestral de Jesus
“Pela fé Raabe, a meretriz, não pereceu com os incrédulos, acolhendo em paz os espias” (Hb 11:31).
Justiça e misericórdia
“Misericordioso e piedoso é o SENHOR; longânimo e grande em benignidade. Não reprovará perpetuamente, nem para sempre reterá a sua ira. Não nos tratou segundo os nossos pecados, nem nos recompensou segundo as nossas iniquidades. Pois assim como o céu está elevado acima da terra, assim é grande a sua misericórdia para com os que o temem. Assim como está longe o oriente do ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões” (Sl 103:8-12).
Deus paciente, desde o tempo de Noé
“Os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucas (isto é, oito) almas se salvaram pela água” (1 Pe 3:20).
Deus é Santo
“Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hb 12:14).
Responsabilidade
“Portanto, tenham cuidado e não recusem ouvir aquele que fala. Aqueles que recusaram ouvir a pessoa que entregou a mensagem divina na terra não puderam escapar. Por isso muito menos escaparemos nós se rejeitarmos aquele que lá do céu nos fala. Naquele tempo a voz de Deus fez com que a terra estremecesse, mas agora ele prometeu isto: “Mais uma vez farei com que trema não somente a terra, mas também o céu.” As palavras “mais uma vez” mostram bem que as coisas criadas serão abaladas e mudadas, para que as que não podem ser abaladas continuem como estão. Por isso sejamos agradecidos, pois já recebemos um Reino que não pode ser abalado. Sejamos agradecidos e adoremos a Deus de um modo que o agrade, com respeito e temor. Porque, na verdade, o nosso Deus é um fogo destruidor” (Hb 12:25-29).
“Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas. De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da Graça?” (Hb 10:28).
O caminho para o Trono da Graça passa pela cruz
“Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno” (Hb 4:16). Se quisermos saber a opinião de Deus sobre o pecado devemos olhar para o castigo de Jesus na cruz. E então dar graças a Deus por que Jesus tomou o nosso lugar ali.
Liberdade não é libertinagem
As pessoas estão interpretando a graça de Deus como permissão para pecar. Tem crente que peca e diz: comigo Deus trata diferente porque fui salvo por Jesus. É diferente mesmo! É muito mais grave do que para aquele que ainda não conhece o Senhor Jesus. A quem muito é dado muito será cobrado.
“Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus, e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo” (Jd 4).
“Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor” (Gl 5:13).